Educação a Distância sob a lógica da dominação

Paulo Jorge de Oliveira Carvalho

Resumo


Este trabalho problematiza a qualidade na Educação a Distância (EaD) com base na análise da oferta de cursos na educação superior – modalidade a distância – e nas implicações econômicas e sociais do processo de desenvolvimento tecnológico no modo de vida dos indivíduos. A teoria crítica da sociedade fundamenta o referencial teórico-metodológico no qual se desenvolve a investigação, em especial o pensamento crítico desenvolvido por Herbert Marcuse sobre racionalidade tecnológica. Ao considerar a expansão tecnológica como atributo da sociedade industrial que domina todas as formas de organização da vida social e revela uma racionalidade presente na educação, assim como nas demais esferas da sociedade, o estudo analisa o conceito de democratização do conhecimento associada à EaD identificando-a como elemento que impede uma análise crítica sobre a lógica da “racionalidade tecnológica" que dá sustentação ao modo de oferta de cursos a distância na educação superior predominante em nossa sociedade. O objetivo é investigar a recente disseminação dessa modalidade de educação alicerçada no uso de computador e orientada pela inserção de (novas) tecnologias digitais que são propostas como ações pedagógicas estratégicas no processo de ensino e aprendizagem. Trata de pesquisa de caráter qualitativo baseada no levantamento bibliográfico de obras que contribuem para a análise das tecnologias digitais como linguagem histórico-cultural apropriada pelas Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil e que as associam a inovação em uma perspectiva pedagógica. Os resultados consideram a importância do desenvolvimento da pesquisa que, para além da preocupação com recursos técnicos, tecnologias digitais ou com o uso do computador, enfatiza a “lógica da dominação” subjacente ao desenvolvimento desse aparato sem, no entanto, reprovar o uso de novas tecnologias e mídias digitais pelo sistema educacional nem, tampouco, retirar-lhes a importância no processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Educação a Distância (EaD). Educação superior. Democratização do conhecimento. Teoria critica da sociedade. Racionalidade tecnológica.


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