FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS TIC: UMA ANÁLISE DO VÍDEO “VIDA MARIA” NA PERSPECTIVA DE TRABALHAR A TEMÁTICA GÊNERO EM SALA DE AULA

SAULO JOSÉ VELOSO DE ANDRADE, RITA CRISTIANA BARBOSA

Resumo


O trabalho teve por finalidade analisar o vídeo “Vida Maria”, compreendendo suas características técnicas, bem como a linguagem usada e suas interfaces para o uso pedagógico numa perspectiva de gênero. Usamos para análise deste material a concepção de análise textual discursiva introduzida por Moraes e Galiazzi (2006; 2013). Nosso trajeto foca desde a preocupação com a formação docente para uso do vídeo em sala de aula, até a linguagem usada no vídeo e suas implicações com a temática gênero, evidenciado em obras como as de: Torres et al. (2008), Gatti (2008), Barreto (2008), Girardi (2011), Bourdieu (2005), entre outro(a)s. Ao final, percebemos que o texto usado no vídeo bem como os elementos que o constituem estão ligeiramente ligados às concepções da violência simbólica, da reprodução e da dominação masculina, as quais se inserem no contexto das questões de gênero. Sendo assim, o(a)s docentes precisam conhecer tais reflexões para efetivar uma prática pela equidade de gênero.

Palavras-chave: TIC. Gênero. Dominação masculina. Reprodução.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.