TRANSMÍDIA, EDUTRETENIMENTO E INFOTRETENIMENTO: APROXIMAÇÕES CONTEMPORÂNEAS

Paulo Henrique Ribeiro Cardozo, Marcos Américo

Resumo


A convergência midiática oferece àquele que narra distintas maneiras de contar a mesma história. A narrativa usada no passado ganhou alternativas para, a partir do ambiente midiático contemporâneo, ter sua difusão muito mais ampla em virtude das novas plataformas de que dispõe o contador de histórias da atualidade. É a chamada “Cultura da convergência” proposta por Jenkins (2006). A busca pelo educar e informar com uso de elementos de entretenimento é necessária e oportuna na medida em que a dificuldade de manter a atenção da audiência é cada vez maior. Mesclar elementos lúdicos, que guardem relação com o dia a dia dos jovens e o conteúdo das disciplinas tradicionais pode ser a chave para a formação de cidadãos conscientes sobre o papel de cada um na sociedade. O ambiente escolar tem sido impactado pelo uso da tecnologia e, desta forma o objetivo deste trabalho é apresentar, através de um estudo exploratório de caráter bibliográfico, as linguagens transmidiáticas, do edutretenimento e do infotretenimento como alternativas auxiliares para a transmissão formal ou informal de conhecimentos ao público jovem.

Palavras-chave: Transmídia; Educação; Edutretenimento; Infotretenimento; Tecnologia da Informação.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.