APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA VIRTUAL: analisando investigações sobre a base de conhecimento docente para Educação a Distância

Luciane Penteado Chaquime, André Garcia Corrêa, Daniel Mill

Resumo


Por ser profissão, a docência possui um conjunto de saberes necessários ao seu exercício. Tais saberes constituem a base de conhecimento docente, constituída desde a formação inicial e vai se ampliando ao longo da experiência profissional. O exercício da docência no âmbito da Educação a Distância (EaD) abre novas possibilidades de saberes, em sua maioria relacionados ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Neste contexto, cabe questionar: como investigações sobre docência virtual têm tratado a base de conhecimento docente para EaD e a aprendizagem da docência virtual? Neste texto, analisamos quatro pesquisas realizadas entre 2013 e 2015. Buscamos identificar: o referencial teórico utilizado nessas pesquisas, seus principais resultados, procedimentos metodológicos adotados e os aspectos convergentes nos vários estudos. Dentre os principais resultados da análise, verificou-se que a prática da docência virtual contribui para a aprendizagem da profissão ao permitir a construção de saberes experienciais que ampliam a base de conhecimento docente. Verificamos também que os estudos buscaram fundamentação teórica nos campos da educação, das TDIC, da EaD e da formação de professores.


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