EXPERIÊNCIAS DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O CASO DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ARARAQUARA (UNIARA)

Mônica Pereira, Edmundo Alves de Oliveira, Ricardo Arruda Mauro

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo compartilhar a experiência dos cursos de pós-graduação lato sensu realizado na modalidade a distância do Centro Universitário de Araraquara (Uniara). Inicialmente, serão apresentados os principais marcos de implantação e desenvolvimento da instituição em relação à introdução de cursos desenvolvidos na modalidade. Para embasar teoricamente a descrição da experiência, foram utilizados estudos como os de Lück (2006) e de Veiga (1998; 2003) que refletem acerca dos processos da gestão educacional com base em uma proposta participativa. A instituição iniciou o envolvimento com a modalidade de ensino no ano de 2003 por meio de propostas de cursos de férias e de extensão. Essas experiências possibilitaram o credenciamento institucional, a partir de 2009, para a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade a distância. Destaca-se que a primeira experiência ocorreu com o curso “Direito Ambiental”. Em seguida, com o passar dos anos, a instituição começou a investir na modalidade e na ampliação dos núcleos envolvidos. Atualmente a instituição oferece 249 cursos de pós-graduação lato sensu em 21 áreas diferentes do conhecimento. A história da pós-graduação a distância da Uniara é relativamente recente, mas já apresenta uma experiência significativa que merece ser compartilhada por se tratar de um projeto bem-sucedido, que pode trazer contribuições para o fortalecimento da modalidade.

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