TDIC NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ANÁLISE DE UMA DISCIPLINA SEMIPRESENCIAL EM UM CURSO PRESENCIAL

Lilian Rose de Almeida, Thaís Cristina Rodrigues Tezani

Resumo


É cada vez mais atrativo o cenário tecnológico que vivemos. Vemos a crescente demanda de alunos e cursos a distâncias, de modelos e propostas variadas, desde cursos totalmente a distância até cursos com dinâmicas mais presenciais, nos diversos níveis de ensino, que vão do nível técnico ao nível de stricto sensu. O presente trabalho é uma análise de uma disciplina oferecida na modalidade Educação a Distância para alunos do curso presencial de Pedagogia da UNESP/Bauru, turma 2013. O objetivo desse trabalho é analisar como se encaminhou essa disciplina dentro de um curso presencial de formação inicial de professores, portanto trata-se de pesquisa em andamento. A partir dessa análise nossa intenção é fomentar melhorias na qualidade dos resultados obtidos. A metodologia aplicada é de base bibliográfica e documental, além da coleta dos dados por meio dos fóruns disponíveis aos alunos dentro da disciplina, questionário para os alunos ao final da disciplina, análise e inferência dos dados coletados. Por meio dos resultados parciais obtidos destacamos alguns benefícios que a proposta pode proporcionar aos alunos de curso presencias. Entretanto, ainda é preciso cautela para a implementação dessas disciplinas dentro do currículo, faz-se necessário responsabilidade e planejamento adequado para que se obter uma educação a distância de qualidade. Assim destacamos alguns aspectos que podem ser melhorados. Acreditamos que estudos dessa natureza podem contribuir para a melhoria da qualidade dos cursos presenciais, possibilitando a inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação, bem como possibilitam a melhoria da metodologia aplicada a esses recursos dentro dos cursos de formação inicial para professores.


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