TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DIDÁTICA, COMPETÊNCIAS E MÍDIAS EM UM NOVO OLHAR PEDAGÓGICO

MARIA NILBA DOS SANTOS PAIVA

Resumo


Objetiva apresentar competências: conhecimentos, habilidades e atitudes indispensáveis à atuação do tutor, a partir do uso dos recursos tecnológicos, sua contribuição nas práticas pedagógicas em cursos de EaD.  Relata a prática pedagógica do tutor, as competências necessárias com fins ao incremento da aprendizagem autônoma e colaborativa do aluno no ambiente virtual, por ter a missão de acompanhar, incentivar, criar laços afetivos, para o aluno não sentir-se só na sala de aula virtual. Em função deste está presente ao longo do curso para as orientações, nas trocas de informações, dialogando, interagindo de forma colaborativa para que o aluno obtenha autonomia, não desistindo, caracterizando evasão ou abandono.  Usa-se, portanto, uma pesquisa quanti-qualitativa, na qual foi possível verificar o atual Estado da Arte dos Sistemas de Tutoria, a partir da bibliografia utilizada e da aplicação de questionário eletrônico que permitiu registrar os níveis de opinião dos tutores de forma mais fidedigna. Portanto, fundamental para o processo de mediações professor tutor/aluno são as práticas pedagógicas que inspiram uma aprendizagem colaborativa, autônoma. No desenvolvimento do estudo, foi possível observar que a tutoria em cursos em Educação a Distância é desafiadora e requer do tutor práticas pedagógicas inovadoras que privilegiem os diferentes saberes “Científicos (conteúdos), Recursos Tecnológicos (ferramentas de interação), Social (afetividade)” e, assim os processos de mediação do conhecimento, um fazer pedagógico estimulante para o aluno, consequentemente tornando-o capaz de buscar autonomia em seus estudos e provocar uma aprendizagem colaborativa.

Palavras–chave: competências, aprendizagem autônoma e colaborativa.

 


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.