PROGRAMA DE FORMAÇÃO ONLINE DE MENTORES: UMA INICIATIVA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE

Débora Cristina Massetto, Paula Grizzo Gobato, Fabiana Vigo

Resumo


Este artigo procura apresentar uma iniciativa de formação continuada denominada Programa de Formação Online de Mentores. O principal objetivo deste programa é a formação de professores experientes (futuros mentores) para o acompanhamento e orientação de professores em início de carreira. É possível observar que esse contexto contribui para o desenvolvimento profissional, tanto do iniciante como do experiente, pois considera-se que ambos devem construir relações de reciprocidade, confiança, compartilhamento de informações e de apoio, a fim de que os professores iniciantes possam minimizar suas dificuldades e que seus mentores tenham a oportunidade de investir em sua formação específica para a sua atuação em um novo papel. O referido programa utiliza o ambiente virtual de aprendizagem Moodle porque considera os benefícios da Educação a Distância (EaD) aos processos de ensino-aprendizagem da docência, tais como: flexibilidade de horários; quebra das barreiras espaciais e físicas; acesso a um grande conjunto de mídias audiovisuais; novos tipos de relações estabelecidas entre o estudante e o aprendizado; as interações via ambiente virtual de aprendizagem, entre outros. Os objetivos deste estudo baseiam-se nas discussões dos desafios e das possibilidades desta iniciativa formativa, bem como em analisar as dificuldades da formação online para a docência. Para isso, utilizou-se a abordagem qualitativa, desenvolvendo um estudo com características interpretativas considerando, como fonte de dados, um questionário respondido por participantes do programa. O referencial teórico está pautado em autores que exploram o desenvolvimento profissional docente; o apoio de professores em início de carreira; e as possibilidades da formação docente via EaD. Entre os resultados observados, destaca-se a importância do modelo colaborativo para a formação online, já que o mesmo permite reformulações e esclarecimento durante o processo.


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