HOJE É DIA DE SAGAS. ZANGADO GAMER E A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE APRENDIZAGEM

Geovanna dos Passos, Dulce Márcia Cruz

Resumo


Em 2015 PewDiePie foi consagrado por ser o primeiro produtor de conteúdo do YouTube a conquistar mais de 42 milhões de seguidores no seu canal gamer. O assunto do canal era principalmente fazer a crítica dos games, ensinar a jogar e, ao mesmo tempo, ser o espaço de compartilhamento de experiências entre os jogadores. No Brasil, este fenômeno também ocorre desde 2009 a partir da publicação dos primeiros vídeos nacionais. Com o objetivo de entender de que maneira a linguagem desses programas se conecta com os jovens em uma situação de aprendizagem a distância e quais são seus recursos pedagógicos para gerar tanto interesse no seu público, tomamos como objeto de análise um dos canais brasileiros mais populares, o do gamer Zangado. A partir dos conceitos de convergência, transmídia, linguagem e mediação pedagógica, exploramos os recursos dialógicos de conteúdo gamer utilizados pelo apresentador. A pesquisa qualitativa de caráter exploratório consistiu no estudo de caso e análise da narrativa de um dos vídeos mais curtidos do canal, identificado por meio de coleta de dados em maio de 2016. A análise dos dados mostrou que a combinação de linguagem oral composta por gírias e termos dos gamers somados aos temas de interesse dos jovens são utilizados pelo apresentador como principal recurso de engajamento com os seus seguidores. A partir dessa análise, o artigo conclui levantando alguns elementos para se repensar estratégias de ensino e aprendizagem que sejam mais adequadas ao diálogo entre professores e estudantes buscando minimizar as diferenças culturais entre os dois grupos.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.