FORMAÇÃO DOCENTE COM, SOBRE E ATRAVÉS DAS MÍDIAS EM UM JOGO DIGITAL ONLINE

Geovanna dos Passos, Dulce Márcia Cruz, Ana Cristina Nunes Gomes Muller

Resumo


Game Comenius é um jogo digital educativo que está sendo produzido no centro de educação de uma universidade pública e busca ampliar o letramento midiático de professores e estudantes de licenciatura de forma interativa e lúdica, numa proposta de formação com, sobre e através das mídias. O gameplay consiste em desafiar os jogadores (as) a pensar o planejamento da prática pedagógica incluindo as mídias. O objetivo deste texto é descrever a proposta do jogo digital e os primeiros resultados do game design. O texto parte da perspectiva dos novos letramentos (BUCKINGHAM, 2010; LEMKE, 2010; CAZDEN et al, 1996) como objetivo de aprendizagem para o público alvo e se baseia nos princípios do Game Design em seus aspectos práticos (SCHUYTEMA, 2008; BOBANY, 2008). Game Comenius traz elementos de RPG (Role Playing Game), gerenciamento de tempo e de recursos num ambiente de simulação de sala de aula. O desenvolvimento da missão se articula da seguinte forma: a personagem, professora Maria de Lourdes, Lurdinha, planeja sua aula, escolhendo os procedimentos, as estratégias, os espaços de aprendizagem e as mídias. Na execução da aula serão colocados obstáculos que aparecem no uso na prática de uso das mídias na escola que deverão ser resolvidos para motivar e estimular a atenção e aprendizagem dos alunos. Três protótipos foram testados até agora em oficinas com estudantes de Pedagogia. Embora preliminares, os resultados dão indícios de que um jogo digital, que visa ensinar a pensar as mídias no planejamento da aula, pode potencializar tanto a formação docente pela oportunidade de participar criticamente da melhoria do game como o envolvimento dos (as) os estudantes em ações voltadas à cultura digital, ainda ausentes na maioria das salas de aula dos cursos de licenciatura.

Palavras-chave: Game design; Formação continuada; Educação básica; Multiletramentos; Jogos digitais.



Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.