ELABORAÇÃO DE UM E-BOOK INTERATIVO NO ENSINO DE ENFERMAGEM À DOENÇA RENAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

ROSANE TERESINHA FONTANA, JANE PERIN LUCCA, ANTONIO VANDERLEI DOS SANTOS

Resumo


Trata-se de um ensaio com o objetivo de relatar a experiência da construção de uma ferramenta de aprendizagem no cuidado ao paciente renal, produto de uma dissertação de mestrado profissional em Ensino Científico e Tecnológico. A elaboração do referido produto, foi precedido por uma ampla pesquisa que envolveu a busca de informações sobre ambientes, capacidades, entre outros e teve a finalidade de instrumentalizar professores para a aprendizagem significativa, bem como auxiliar nos processos de educação permanente, para que o cuidado de enfermagem se qualifique no atendimento, crescente, da demanda de pacientes crônicos renais, em especial os que se submetem à terapia renal substitutiva. Diante do uso da ferramenta pode-se inferir que o ensino por meio desta tecnologia facilitou a apreensão de saberes de forma dinâmica e interativa. Para os trabalhadores de um serviço de terapia Renal Substitutiva o produto foi considerado um avanço no processo educativo e um meio inovador e acessível de atualização.

Palavras chave: Ensino; Enfermagem; Tecnologia


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