As novas tecnologias e as práticas pedagógicas

Arielli Curado Andrade Bueno

Resumo


Nas últimas décadas ocorreram diversas mudanças no cenário cultural e tecnológico em que nossa sociedade está inserida. Consequentemente, isso se refletiu nas nossas vivências cotidianas, inclusive nas escolas, modificando comportamentos e ressignificando valores de todos que convivem com as novas tecnologias. Alterando, também, o papel do professor, a sua prática pedagógica e a relação professor/estudante. O professor, os livros e as apostilas não são os únicos que apresentam o conhecimento. O ciberespaço através de suas infinitas rotas expõe informações onde o usuário pode acessa-las e modifica-las conforme sua vontade. Esse artigo aborda uma pesquisa a partir de diálogos com professores e levantamento bibliográfico sobre como as novas tecnologias reconfiguram as práticas pedagógicas, modificam o espaço e a forma como o conhecimento se propaga. Propondo uma reflexão sobre o papel do professor quanto mediador/provocador do conhecimento e o uso das novas tecnologias em sala de aula. Sendo que é um desafio constante a adotar subsídios que confrontam a linearidade do conhecimento e aliar os conteúdos propostos com as interfaces da internet visa-se neste artigo ao estudo de uma educação digital consciente para que os estudantes tenham autonomia critica na busca do conhecimento dentro e fora do ciberespaço, tornando-os cidadãos responsáveis e cientes da sua participação na cibercultura.

Nas últimas décadas ocorreram diversas mudanças no cenário cultural e tecnológico em que nossa sociedade está inserida. Consequentemente, isso se refletiu nas nossas vivências cotidianas, inclusive nas escolas, modificando comportamentos e ressignificando valores de todos que convivem com as novas tecnologias. Alterando, também, o papel do professor, a sua prática pedagógica e a relação professor/estudante. O professor, os livros e as apostilas não são os únicos que apresentam o conhecimento. O ciberespaço através de suas infinitas rotas expõe informações onde o usuário pode acessa-las e modifica-las conforme sua vontade. Esse artigo aborda uma pesquisa a partir de diálogos com professores e levantamento bibliográfico sobre como as novas tecnologias reconfiguram as práticas pedagógicas, modificam o espaço e a forma como o conhecimento se propaga. Propondo uma reflexão sobre o papel do professor quanto mediador/provocador do conhecimento e o uso das novas tecnologias em sala de aula. Sendo que é um desafio constante a adotar subsídios que confrontam a linearidade do conhecimento e aliar os conteúdos propostos com as interfaces da internet visa-se neste artigo ao estudo de uma educação digital consciente para que os estudantes tenham autonomia critica na busca do conhecimento dentro e fora do ciberespaço, tornando-os cidadãos responsáveis e cientes da sua participação na cibercultura.


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