EDUCAÇÃO A DISTÃNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA MODALIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

RICARDO ARRUDA MAURO, RODRIGO AUGUSTO DE FREITAS, JANAINA FLORINDA FERRI CINTRÃO, JULIANO JOSE CORBI

Resumo


Destaca-se na literatura a abordagem territorial como alternativa para o desenvolvimento. Neste sentido, constata-se a derradeira importância da Educação a Distância (EaD) em um processo de desenvolvimento territorial para um país como o Brasil, com um território muito extenso, uma ampla diversidade regional e carência de desenvolvimento. Identifica-se que poucas pesquisas abordam o desenvolvimento territorial utilizando a EaD como elemento investigativo. O presente trabalho tem por objetivo discutir em que medida a EaD pode contribuir para desenvolvimento territorial por meio do empreendedorismo. Especificamente pretende-se (1) identificar se a EaD pode proporcionar uma qualificação empreendedora; (2) constatar se o capital humano mais qualificado tem maior capacidade de empreender; (3) compreender como as pessoas qualificadas pela EaD estão envolvidas com projetos que promovam o desenvolvimento em seus territórios. Os sujeitos são os egressos de cursos a distância de uma instituição de ensino. Os procedimentos de coleta de dados serão realizados em dois momentos. Primeiramente por meio de aplicação de um questionário estruturado e na segunda parte, para uma amostra mais seleta, serão realizadas entrevistas. Como resultados preliminares, observa-se que a EaD, contribui para o aumento da capacidade empreendedora dos estudantes que, consequentemente, após serem qualificados, tornam-se atores do desenvolvimento em seus próprios territórios.

 


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