LEARNING VECTORS APLICADO AO GLOSSÁRIO HIPERTEXTUAL COLABORATIVO

Jucilene Freire Lopes, Joana Laysa Lima Cunha, Alexandra Joca Gonçalves, Gilvandenys Leite Sales

Resumo


Este trabalho apresenta uma aplicação de uma métrica não-linear de avaliação à ferramenta Glossário do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle a ser utilizada durante o processo avaliativo das postagens efetivadas na atividade proposta, classificando-as em definições e comentários, e produzidas com o uso de hipertextos e mídias digitais.  Vale salientar que a metodologia de avaliação tradicional é seletiva, centrada no professor e faz do aluno um sujeito passivo na absorção do conhecimento. Desta forma, ressalta-se a pertinência tanto das ações colaborativas, quanto da utilização de um modelo formativo de avaliação associando-a a parâmetros tanto quantitativos quanto qualitativos em cursos disponíveis em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, favorecendo o processo de ensino e aprendizagem. Em Educação a Distância, busca-se a redução do distanciamento físico através da disponibilidade de salas de aula virtuais e feedback em tempo hábil, com o objetivo de proporcionar a sensação de presencialidade. Portanto, busca-se o alcance deste cenário pelo uso de uma linguagem iconográfica associada à menções qualitativas disponibilizadas pelo Modelo Learning Vectors, ou Modelo LV, sob uma métrica não-linear de avaliação, tendo a representação de suas notas através dos componentes do Vetor-Aprendizagem, permitindo, assim, uma esfera de avaliação quali-quantitativa. O resultado desta pesquisa foi a concepção da ferramenta Glossário Hipertextual Colaborativo LV, ou Glossário LV, o qual foi inicialmente planejado e realizado um estudo de suas funcionalidades em uma disciplina a distância e posteriormente aplicado e avaliado por meio de uma pesquisa de satisfação numa disciplina presencial, suportada pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, apresentando uma ampla aceitação.


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