AS NOVAS COMPETÊNCIAS DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Neilany Araújo de Sousa

Resumo


Este artigo tem por objetivo refletir sobre as novas competências requeridas pelo professor que atua na modalidade a distância – EAD, a partir das novas demandas sociais e das exigências de um educando mais autônomo. Discorre sobre o papel do professor em EaD, muitas vezes sem o devido preparo para desempenhar as múltiplas funções exigidas perante a modalidade de ensino. Assim, prevalece no trabalho a pesquisa bibliográfica, onde foram analisadas referências de diversos autores que conjecturam a singularidade da educação a distância como um sistema que vem introduzindo uma nova lógica no universo educacional, exigindo uma redefinição no papel do professor, com novas competências cruciais para garantir o sucesso dos processos educacionais da EAD. Nesse sentido, o texto conclui enfatizando a relevância da atuação e do aperfeiçoamento dos professores em EAD, com a devida preparação e vivência dos ambientes virtuais de aprendizagem para a obtenção de um novo perfil mais adequado às mudanças globais da sociedade contemporânea que atenda as propostas da educação a distância.


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