HIPERTEXTO DIDÁTICO VIRTUAL E O SOFTWARE EDUCACIONAL HOT POTATOES: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA

inacio gilvando ribeiro, Hélio Oliveira Rodrigues, Adamares Marques

Resumo


Neste trabalho é discutida a importância do Hipertexto Didático Virtual e o Software Educacional Hot Potatoes como Ferramentas Pedagógicas no Ensino de Física, proposta desenvolvida em uma turma composta de 22 estudantes do componente curricular “Física” referente ao 3º período do Curso de Licenciatura em Biologia das Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão - FAINTVISA, durante o 1º semestre de 2015, atividades desenvolvidas na modalidade a distância. Como sustentação da proposta foram aplicados questionários com o objetivo de levantamento diagnóstico, que denominamos de 1ª intervenção diagnóstica, na tentativa de determinar o nível de conhecimento prévio dos estudantes em relação ao conteúdo a ser trabalhado. Na sequência foi disponibilizado na plataforma Dropbox, um hipertexto didático virtual versando sobre física das radiações. Com um link direcionado ao questionário elaborado com o software educacional Hot Potatoes. Após vivenciarem esse conteúdo através dessa metodologia, foram aplicados os mesmos questionários, agora denominado de 2ª intervenção diagnóstica. Os resultados apresentados apontam que a sistematização de ensino, bem como os procedimentos metodológicos utilizados durante os ensinamentos, além de propiciar uma maior segurança aos estudantes facilitou a aquisição dos conceitos trabalhados. Palavras Chave: Hot Potatoes, Hipertexto didático virtual.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.