FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE FUNÇÕES NA MODALIDADE DE EAD

Agnaldo de Oliveira

Resumo


Este artigo apresenta e analisa as interações e suas contribuições para a aprendizagem de um professor em formação, em ambiente virtual de aprendizagem, a partir de uma proposta de formação continuada na modalidade em EaD, em que se realizou um estudo sobre funções. A análise é realizada a partir dos registros das interações entre sujeitos, no ambiente virtual de aprendizagem, identificando as contribuições destas para a aprendizagem de um professor em formação. O referencial teórico são os estudos de Valente sobre as abordagens em Educação a Distância, e os estudos de Scherer para caracterizar os sujeitos em ambiente virtual de aprendizagem. O estudo evidenciou a importância da abordagem de Educação a Distância no curso de formação de professores analisado, que privilegiou a interação entre os professores em formação e a interação dos professores em formação com o formador, favorecendo a aprendizagem do professor em formação. O modelo de formação continuada escolhido que valorizou a abordagem “estar junto virtual” na interação entre os participantes da ação de formação e a atitude de “habitante”, do formador e do professor em formação investigado proporcionou aprendizagens de “novos” conhecimentos sobre funções ao professor em formação, quando este assumiu uma atitude de “habitante”, em uma abordagem do “estar junto virtual”.

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