VIDEOCONFERÊNCIA E O ENSINO DE PRÁTICAS MUSICAIS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Vanessa de Souza Jardim, Paulo Roberto Affonso Marins

Resumo


A videoconferência é uma ferramenta que proporciona interações em tempo real em espaços físicos distintos, portanto, um recurso bastante utilizado nas interações síncronas na Educação a Distância (EaD) em geral, estendendo também para o ensino da música. Esta pesquisa teve como objetivo descrever e analisar duas videoconferências realizadas no segundo semestre de 2015, durante a disciplina Projeto em Música, ofertada no curso de Licenciatura em Música a Distância da Universidade de Brasília (UnB) no Polo 1. O estudo aqui apresentado classifica-se como estudo de caso descritivo simples e utilizou-se da observação participante como meio de coleta de dados. Os resultados apontaram que a videoconferência é um recurso de destaque para as interações síncronas no ensino da música a distância, porém ainda pouco explorado, principalmente, nas atividades de ensino do curso de Licenciatura de Música a Distância da UnB. Verificou-se também uma carência no que tange à pesquisas que explorem as interações síncronas, trazendo em evidência a videoconferência no ensino da música. Espera-se, portanto, que novas pesquisas sejam realizadas no âmbito do curso de Licenciatura em Música a Distância da UnB, a fim de trazer novas possibilidades acerca do uso da referida ferramenta nas disciplinas do curso e, por conseguinte, no que concerne à utilização da videoconferência no ensino da música em geral.


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