EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O INGRESSO DE LICENCIADOS NO MERCADO DE TRABALHO

PAULO EDUARDO VASCONCELOS DE PAULA LOPES, Victor Hugo Junqueira, Filipe Campos

Resumo


O presente artigo analisa o processo de expansão da Educação a Distância no Brasil (EAD), em especial nos cursos de formação de professores a partir da inserção no mercado de trabalho do egresso. Para tanto, em um primeiro momento, foi evidenciado a perspectiva histórica da Educação a Distância (EAD), demonstrando sua origem, modernamente, nos cursos por correspondência e seu desenvolvimento ao longo dos anos, culminando nas novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) hodiernas, com a finalidade de compreender o debate em torno da Educação a Distância (EAD). Em seguida, analisamos a expansão dessa modalidade educacional no Brasil, com base em dados quantitativos obtidos através do Censo em Educação Superior de 2012, nos quais se pode vislumbrar um vertiginoso crescimento no número de matrículas na modalidade, de 5.359 em 2001 para 1.113.850 em 2012. Nos cursos de licenciatura, especificamente, em 2001 concluíram 131 estudantes na modalidade, em 2012 foram 75.663 concluintes. Todavia tal modalidade carece de análises e pesquisas que possam interpretar sua utilização, alcance e eficácia, em todas suas interfaces, especialmente em sua questão prática. Diante desse cenário, visando analisar a empregabilidade docente, empreendeu-se uma investigação, a partir de um estudo de caso, acerca dos egressos de licenciaturas da modalidade à distância que não conseguiram inserção no mercado de trabalho. Para tanto, construiu-se um instrumento de pesquisa que pudesse colher as informações do público alvo sobre sua não inserção no mercado de trabalho, aplicando-o em uma instituição privada de ensino nas cinco regiões do Brasil. A metodologia utilizada para a análise dos dados foi quanti-qualitativa. Os resultados apontam uma alta inserção dos egressos dos cursos de licenciatura no mercado de trabalho, predominantemente, na sua área de formação.


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