DESIGN DA INFORMAÇÃO COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA EM PLATAFORMAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Mariana Cantisani, Lucirene Lanzi, Natalia Nakano, Maria José Jorente, Rosane Michelli de Castro

Resumo


Os profissionais da educação envolvidos nos processos de EaD, geralmente, estão mais focados na análise, escolha e elaboração de conteúdos que serão disponibilizados na plataforma de acesso EaD do que com o planejamento da apresentação das informações na plataforma ou em como os alunos irão interagir com este ambiente, ou seja, com o Design da Informação do ambiente. Este artigo tem como objetivo apresentar o impacto do Design da Informação de uma plataforma digital de EaD na percepção de sucesso do aluno. Como metodologia, apresentamos uma discussão teórica sobre Design da Informação, além de  relatos de experiências de interação de duas cursantes. Discutimos dois modelos de plataformas: um modelo que se apresentou sem planejamento, sem recursos de Design da Informação, fazendo com que a educanda se sentisse frustrada e insegura, com a percepção de que o aprendizado não foi alcançado; e outro bem desenhado, que levou a uma experiência satisfatória com a plataforma, causando a sensação de aprendizado alcançado. Como referencial teórico, abalizamos a proposta de Carliner (2000) de uma divisão didática das dimensões do Design da Informação em ambientes digitais, estruturada em um framework tríptico, bem como a ficha de avaliação técnica e de interação e mediação de Museus e Centros Culturais Virtuais, criada por Mills e Pierobon (2015). Como considerações finais, ressaltamos que um bom Design da Informação se apresenta como essencial na percepção de sucesso e motivação dos alunos realizando cursos de EaD, e portanto, que o profissional da educação de EaD não deve negligenciar conhecimentos em Design da Informação.


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