AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE UM CURSO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

THEREZA CRISTINE SANTOS COSTA

Resumo


Resumo:

A avaliação da aprendizagem na Educação a Distância (EAD), não precisa ser priorizada apenas pelo resultado final, ou seja, por uma avaliação somativa, pois ela integra ao processo contínuo de ensino e aprendizagem. Nesse cenário, as sugestões das atividades postadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) poderiam potencializar o desenvolvimento de cognição do estudante, já que na execução de uma resolução de problemas o estudante refletiria tal questionamento. Nesse sentido, nossa investigação questiona como essas atividades são apresentadas nesse processo de avaliação da aprendizagem por meio do AVA. Utilizaremos como embasamento teórico autores como Almeida (2003), Heemann e Townsend (2015), Silva (2004), Moraes et al. (2014), Batista (2015) entre outros. Desta maneira, o artigo apresenta análises das atividades solicitadas pelo AVA em uma disciplina do curso licenciatura em língua inglesa à distância pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) vinculada à Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Para fins de análise, a pesquisa é um estudo de caso com abordagem qualitativa. Os resultados na disciplina observada foram que a maioria das atividades ofertadas, apesar do AVA possibilitar outras ferramentas, ainda são baseados em métodos que visam apenas na transmissão de informações, impossibilitando outras maneiras da continuidade do processo da avaliação de aprendizagem.

Palavras-chave: Avaliação de aprendizagem, Educação a Distância (EaD), Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

 


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