OS CONHECIMENTOS DECLARATIVO E PROCESSUAL DE JOHN ANDERSON NO ENSINO A DISTÂNCIA DE GUITARRA ELÉTRICA E VIOLÃO POPULAR.

Endre Solti

Resumo


Neste artigo, o pesquisador apresentou a sua pesquisa de mestrado, com enfoque para os pressupostos teóricos Conhecimentos Declarativo e Processual, de Anderson (1981), e a sua relação com o ensino de conteúdos musicais práticos a distância, no caso o ensino de guitarra elétrica e violão popular. Foi apresentado também, de forma sucinta, o estudo de caso incluso na referida pesquisa de mestrado, e a análise dos resultados alcançados. O estudo de caso avaliou a performance em improvisação musical dos alunos da licenciatura em música com habilitação em instrumento modalidade a distância, oferecido pela Universidade Vale do Rio Verde (UninCor). A partir dos resultados obtidos e, em consonância com os pressupostos teóricos de Anderson (1981), foram enfatizadas algumas medidas consideradas como sendo necessárias no auxílio da transmissão de conteúdos práticos calcados no conhecimento processual, tais como a aplicação obrigatória pelo órgão competente de momentos presenciais que privilegiem não somente avaliações, mas também e principalmente a sinestesia existente no fazer musical. Foi destacada também a valorização e profissionalização do docente virtual como parte da valorização e efetivação plena da modalidade a distância. Apesar de alguns apontamentos desfavoráveis ao EaD apresentados neste paper, consideramos válida a modalidade, principalmente se levarmos em conta a extensão territorial que o ensino à distância pode abranger, facilitando os estudos para aqueles que não possuem tempo nem condições financeiras para se deslocarem até uma universidade presencial.


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