PROGRAMA PALMA: CELULARES E SMARTPHONES COMO FACILITADORES DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA

Ana Graciela Fonseca Voltolini

Resumo


Aparatos de comunicação sempre estiveram ligados ao processo de ensino-aprendizagem. No entanto, com o desenvolvimento mais intenso, nas últimas décadas, das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, essa relação vem ganhando novos contornos. Surge a Internet, a evolução das máquinas computacionais e, recentemente, a explosão dos dispositivos móveis, fornecendo novos produtos e serviços convergentes. Nesse contexto, celulares e smartphones têm sido utilizados e recomendados para apoio e complemento do processo de ensino-aprendizagem: a chamada Aprendizagem Móvel. Esse ramo cresce devido à rápida expansão e barateamento dessas tecnologias na sociedade. Para verificar cientificamente esse fato foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória, com o Palma - Programa de Alfabetização na Língua Materna. O Palma é um aplicativo para dispositivos móveis que combina sons, letras e imagens criado para o apoio ao processo de ensino-aprendizagem para pessoas em fase inicial de alfabetização ou com dificuldades de aprendizagem. A pesquisa mostrou que o uso de celulares e smartphones favorecem características apontadas como importantes para o processo de ensino-aprendizagem na atualidade, como mobilidade, portabilidade e flexibilidade. Os dispositivos móveis ampliam e favorecem que o ensino-aprendizagem ocorra em outros contextos, espaços e tempos além dos determinados social e historicamente. Ainda, a partir de celulares e smartphones, é possível também o acesso a ambientes virtuais de aprendizagem, como no caso do Palma.

 

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem; Dispositivos Móveis; Mobilidade; Flexibilidade.

 

 


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