ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: PROCESSOS EDUCATIVOS DA RELAÇÃO PEDAGÓGICA ENTRE TUTORAS VIRTUAIS E ESTUDANTES VIA E-MAIL DO MOODLE

Luana Zanotto, Maria Elisa Nicolielo, Andressa de Oliveira Martins, Aline Sommerhalder

Resumo


O artigo tem como objetivo identificar processos educativos desencadeados pela troca de e-mails internos no Moodle, entre duas tutoras virtuais e um grupo de estudantes da disciplina obrigatória de Estágio Supervisionado em Educação Infantil, em um Curso de Licenciatura em Pedagogia: modalidade a distância de uma Universidade pública federal. Aproximar-se desta ferramenta de interação virtual amplamente utilizada no ambiente Moodle da disciplina justifica-se como oportunidade para colocar em destaque a tecnologia como mediação para processos de ensino e de aprendizagem, que ocorrem em um coletivo virtual e que podem ser lidos a partir da compreensão de prática social. Por meio da abordagem qualitativa, tomou-se como objeto mensagens de interação do e-mail interno do Moodle e que foram analisadas à luz do referencial teórico. Compreendemos que as interações virtuais entre tutoras e estudantes na referida disciplina se constituíram em uma prática social e foram reveladoras de uma relação pedagógica de qualidade, promotoras do acesso legítimo ao conhecimento científico no campo da docência para a educação infantil, além de se constituir como desencadeadoras de processos educativos que corroboraram com o convívio em sociedade, com base em relações mais humanizadoras. As relações humanas efetivadas via e-mails apresentaram-se como oportunidades ímpares na construção de vínculos afetivos entre estudantes e tutoras virtuais, de modo que a identificação dos processos educativos puderam constituir conhecimentos compartilhados, que transcenderam dúvidas de ordem técnica da disciplina e estimularam por meio do diálogo, a problematização e análise crítica da realidade encontrada em estágio.

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