ACESSIBILIDADE E IGUALDADE DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA ATRAVÉS DOS POLOS DE APOIO PRESENCIAIS UAB/IES.

Benedito de Souza Lima

Resumo


Resumo:
O presente artigo tem como objetivo discutir a importância da Universidade Aberta do Brasil UAB juntamente com as Instituições de Ensino Superior e a criação de Polos de apoio presenciais, que vem garantindo acessibilidade e igualdade sem distinção de idade e aos que querem fazer um curso de Graduação ou Pós-Graduação. Percorrendo caminho traçado da historia, fundamentação e luta da EAD, para se tornar modalidade de ensino reconhecida pela Lei Diretriz e Base da Educação Nacional LDB 9394/96, bastante comentado por VIDAL e BERSA (2010) sobre a introdução a EAD nos cursos à distância. Observando a iniciativa de Política e desenho do perfil da EAD criada entre Instituições de Ensino Superior IES, Universidade Aberta do Brasil UAB e Ministério da Educação e Cultura MEC. Assunto de LITTO e FORMIGA (2009). Posteriormente a fundação dos Polos de apoio presenciais em consorcio com os Municípios.  Uma modalidade que muito envolve Tecnologias de Informação e Comunicação TIC, por está ancorado a um ambiente virtual de aprendizagem, o portal do aluno, manuseio de computador e interação por Hipertexto. Ferramentas que induz ao aluno ser autônomo para realizar as atividades em horários e espaço diferentes. Porem a discussão do texto tende a demonstrar a oportunidade de acesso e equidade que a modalidade trás  para o interior dos estados.  Antes os cursos universitários se limitavam ao Campus das Universidades, onde apenas uma parte da sociedade podia fazer um curso superior, alem da chegada da Universidade Aberta do Brasil ao interior, outra ideologia que muito contribuiu a acessibilidade aos cursos tanto dos jovens egressos do Ensino Médio, quanto trabalhadores de diversas áreas e idade foi o Exame Nacional do Ensino Médio ENEM, que por meio de suas notas entram nas instituições Federais e Estaduais tanto presenciais como a distância.

Palavras-chave: Educação, Oportunidade, Acessibilidade.


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