Reflexões sobre o contexto dos ambientes virtuais, suas abordagens teóricas e o uso pedagógico da interação em cursos on-line: cenário de diferentes linguagens

Eliamar Godoi

Resumo


Por meio de uma discussão teórica e apresentação do resultados de nossas leituras sobre Educação a Distância – EAD articulada ao de ensino de Línguas por essa modalidade, esse trabalho intenta fornecer ao interessado alguns elementos que possam compor uma prática pedagógica mais consciente, priorizando a interação de modo pedagógico e delineando formas e práticas que melhor atendam às necessidades dos alunos. Trataremos em específico o processo de ensino, na busca por identificar e descrever a importância da mediação da EAD e da interação para a aprendizagem, além das diferentes perspectivas educacionais em relação ao ensino de línguas apresentados por estudiosos da área de Ensino de Línguas e de Educação a Distância – EAD. O todo desse trabalho foi desenvolvido por meio da pesquisa teórica em que foram tratados conceitos envolvendo a EAD e a relevância dos processos interativos no ambiente virtual. Trata-se de um conjunto de leituras que são apresentadas ao leitor, mostrando-se, metodologicamente, que fizemos uso de material bibliográfico de obras teórico - críticas da Linguística Aplicada e da Educação sobre o ambiente virtual de aprendizagem e as contribuições que a EAD vem oferecendo à melhoria do processo de ensino e aprendizagem de Línguas. Considerando que esse trabalho se insere no campo da Linguística Aplicada com interface na Educação, trata-se de um estudo bibliográfico que percebe os dispositivos e ferramentas dos cursos on-line como constituintes de diferentes linguagens e como elementos que compõe a tecnologia educacional, fomentadas pela interação. Esperamos esse estudo possa estimular o gosto do leitor pela área da EAD e a construção de novos conhecimentos, novas práticas e de novas alternativas de ação da área de ensino nessa modalidade, podendo lançar reflexos no processo ensino-aprendizagem de línguas, além de apontar o papel da interação nos processos de ensino e aprendizagem no contexto on-line.

Palavras-chave: Ensino a Distância; Interação; Processo ensino-aprendizagem; Ambiente on-line


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.