ROMPENDO COM A ASSÍNCRONIA DA EAD: Possibilidades com a tecnologia Adobe Connect Pro

Mara Dutra Ramos Rios, Diva Souza Silva, Luciana Charão de Oliveira

Resumo


Este texto trata de paradigmas que envolvem a constituição dos tempos e espaços na educação a distância. Para tanto, busca discutir de forma aberta e analítica os paradigmas impostos pelo sistema de ensino brasileiro e as limitações pedagógicas no uso de tecnologias educacionais. E considerando as dificuldades da educação a distância em criar momentos de aprendizagem síncronos entre professores e alunos, é proposto neste artigo o uso da tecnologia de webconferência Adobe Connect Pro a partir da concepção de sala de aula virtual no contexto da EaD. E de forma mais específica apresenta as possibilidades de utilização da ferramenta Adobe Connect nos processos pedagógicos que pressupõe interação em tempo real. Com esta finalidade, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com objetivos descritivos, utilizou-se no arcabouço teórico as ideias dos pesquisadores:  Kuhn (1962), Le Coadic (2004), Kenski (2005), Moran (2008), Silva (2010), entre outros. Para trazer as possibilidades na EaD com o Sistema Adobe Connect Pro utilizou-se além da literatura educacional, de uma palestra realizada pelo gestor do departamento audiovisual do Centro de Educação a Distância (CEaD) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de romper os paradigmas tradicionais de ensino e repensar melhores práticas de aprendizagem na educação a distância com a referida tecnologia. E no intuito de contribuir com o desenvolvimento da EaD apresenta uma proposta de formação continuada docente.

Palavras-chave: Educação a Distância. Tecnologia Adobe Connect. Formação continuada docente.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.