PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO PARA EAD: ESTUDO DA PREFERÊNCIA DO ALUNADO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

Maria Ângela Lopes Drumond Macedo, Betânia Maria Araújo Passos, Fernando Guilherme Veloso Queiroz, Maria Aparecida Pereira Queiroz, Renata Rocha Ramos

Resumo


A proposta deste estudo foi conhecer a preferência dos acadêmicos pelo material didático impresso produzido para os cursos de graduação a distância pelo Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros (CEAD/Unimontes). Desenvolveu-se um estudo descritivo e de corte transversal com amostra composta por 368 acadêmicos matriculados. Para o estudo da preferência do alunado, um questionário validado foi aplicado por meio do ambiente virtual de aprendizagem da instituição, contendo questões que incluem o perfilamento do acadêmico e características do material didático impresso (MDI) quanto à estrutura e eficácia para a aprendizagem. O conjunto de MDI analisados foram dois modelos distintos, produzidos em diferentes períodos - o vigente (6º período) e os períodos iniciais (1º ao 5º período) -, alocados na oferta de cursos da UAB/Unimontes de 2010/2013, para uma comparação acerca da estrutura didática e gráfica de apresentação de cada material. Para caracterizar o perfil amostral foi feita uma análise descritiva e para a análise dos dados, foi realizado um teste binominal não paramétrico na comparação entre grupos. O nível de significância adotado foi de p≤ 0,05. O alunado tem em média 31,40 anos, sendo predominantemente do sexo feminino e egressos de escolas públicas. Em sua rotina pessoal, os estudantes usam o MDI por cerca de 5 dias por semana com pelo menos 2 horas semanais. Quanto ao projeto gráfico (tamanho de página, disposição do texto, fonte, ilustrações, espaçamento do texto, margens e encadernação), a preferência é pelo modelo vigente do MDI. A preferência também observada no modelo vigente quanto à disposição do texto em 2 colunas, o entendimento de leitura, a compreensão do texto pela baixa recorrência ao dicionário e clareza de linguagem. Conclui-se que a progressão da produção de MDI do CEAD/Unimontes apresentou avaliação positiva e contribuição para a experiência discente pela preferência atestada observada.


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