PERFIL DO ESTUDANTE DA EAD EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Neila Maria Mendes Borges, Cristiane da Silva Santos, Maisa Pires Pacheco, Maristela Vicente de Paula, Gustavo Monteiro Fernandes, Raissa Cristina Pereira

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo conhecer e analisar o perfil dos alunos matriculados no curso de Especialização em Educação Física Escolar, modalidade à distância da Regional Catalão da Universidade Federal de Goiás. Mais especificamente buscamos, descrever a organização e metodologia utilizada para o desenvolvimento do curso e conhecer e analisar o perfil dos cursistas. Tendo em vista os objetivos do trabalho, essa pesquisa é um estudo social de caráter descritivo. Foi aplicado um questionário a 131 alunos cerca de 84% dos alunos do curso. Os dados foram analisados de forma quantitativa. Como resultados, obtivemos que o curso tem cumprido com seu objetivo central de proporcionar formação continuada para os professores de Educação Física da Educação Básica, considerando que 86 dos 131 alunos são professores da rede, compreendendo a faixa etária considerada comum para a modalidade à distância, que exige um perfil de aluno autodidata e que consegue cumprir sua agenda de estudo. Pelo perfil dos alunos do curso de Especialização é possível construir um panorama de quais municípios estão sendo atendidos e assim direcionar melhor outras formações ou a reedição dessa nos polos UAB disponíveis, um compromisso da Universidade Pública em fazer-se acessível, levando para as diversas localidades, ensino, pesquisa e extensão. Palavras-chave: Formação Continuada; Educação Física escolar; Educação à Distância.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.