A MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NÃO LICENCIADOS: INVESTIGANDO A PRÁXIS DOCENTE POR MEIO DE NARRAÇÕES MULTIMODAIS.

Adriano Silveira Machado

Resumo


A pesquisa realizada tenciona apontar aspectos desenvolvimentais no processo de mediação pedagógica essenciais à práxis docente de professores formadores em EPCT. Objetiva-se identificar estratégias favoráveis à constituição de saberes e práticas pedagógicas salutares ao surgimento de uma reflexão crítica da ação educativa realizada pelo professor, enquanto formador de professores. A estratégia de análise empregada partiu da análise de conteúdos em Narrações Multimodais que detalham a riqueza do ambiente natural de sala de aula permitindo uma ponderação e revisão da prática diária docente para reverberar uma didática diferenciada. Os resultados apontam o surgimento de novos caminhos de ação professoral e a melhoria da qualidade do processo interacional, fundamentada no entendimento dos complexos fenômenos ocorridos nos ambientes em que as formações ocorrem. Percebeu-se que a mediação pedagógica emergia também como instrumento de auto regulação e maturação da ação educativa nos espaços formacionais.

Palavras-chave: Mediação pedagógica; Narração multimodal; Formação de professores formadores; Processos interacionais.


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