METODOLOGIAS QUALITATIVAS INDUTIVAS E DEDUTIVAS NA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS ENTRE ESTUDANTES EM CONTEXTOS MEDIADOS POR TDIC

Rossana Mary Fujarra Beraldo

Resumo


Com base na Psicologia Cultural e abordagem dialógica, este estudo empírico contou com a colaboração de quatro díades de estudantes do Ensino Médio, em escola pública, em Brasília. Três meninas e cinco meninos, entre 17 a 18 anos, participaram de entrevistas e duas atividades em fórum online sobre a temática do uso de gadgets em sala de aula. O referencial teórico foi estruturado a partir das teorias culturais e do desenvolvimento e abordagem dialógica. Empregamos uma perspectiva êmica e uma aproximação com a Grounded Theory e uso de multimétodos. Examinamos quais são as dinâmicas de intersubjetividade em processos de negociação de construção de significados em atividades mediadas pelo uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). A coleta foi estruturada em quatro fases e gravadas em vídeo: Entrevista Individual, Fórum 1, Fórum 2 e Entrevista Episódica (sempre as mesmas duplas). O primeiro fórum foi estruturado a partir de duas reportagens polêmicas: ‘Escola Parque abre exceção para alunos usarem celular, mas apenas numa aula eletiva’ e, ‘Especialista em novas tecnologias defende o uso de celulares e tablets em sala de aula’. No segundo, propomos uma questão prospectiva: Como será a Escola do Futuro em 20 anos? Para a análise elaboramos 5 Macrocategorias e 21 subcategorias, a partir dos dados coletados. Examinamos os vídeos de duas formas: análise das transcrições sob a perspectiva dialógica aplicada à Psicologia e, descrição das interações sem o áudio do ponto de vista psicossocial. Os resultados indicaram níveis diferenciados de engajamento na atividade, enfoque crítico, posicionamento discursivo e responsividade em relação aos colegas.

Palavras-chave: psicologia cultural, dialogismo, perspectiva êmica, Grounded Theory, multimétodos.


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