AS COMPETÊNCIAS DO PROFESSOR DE EAD: PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UFRN

Delanne Paulino da Silva, Maria de Lourdes Valentim Barbalho

Resumo


O artigo apresenta análises acerca de uma pesquisa qualitativa realizada com 04 (quatro) professores do curso de licenciatura em Pedagogia, ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na modalidade a distância, sobre suas percepções em relação as competências necessárias para atuar no curso em questão. A educação a distância (EaD) é uma tendência atual e uma das áreas crescentes no ramo da educação. Uma alternativa viável e flexível para alunos que, por alguma razão, não possam ou não tenham tempo de frequentar um curso presencial. Presente em vários níveis de ensino no Brasil, a EaD possui peculiaridades como a distância física entre professor e aluno e a mediatização possibilitada pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC), em especial através da internet, via ambientes virtuais de aprendizagem. Com a expansão de cursos em EaD, surgem também as preocupações com a qualidade dos cursos oferecidos e com a formação dos professores que atuam nessa modalidade de ensino. Assim sendo, considerações são feitas relacionando as opiniões dos professores que participaram dessa pesquisa às competências administrativas, tecnológica e de facilitação relacionadas por Kemshal-Bell, 2001. A amostragem, embora não tenha sido considerável, permitiu algumas reflexões importantes em relação ao trabalho pedagógico que tem sido desenvolvido na oferta desse curso. Tanto o professor quanto o aluno têm responsabilidades específicas no processo de ensino-aprendizagem. O professor como planejador e mediador das ações educativas e o aluno como co-responsável pela sua aprendizagem, através da dedicação e do interesse naquilo que lhe é disponibilizado. Se esses atores não atuarem em sintonia os objetivos previstos no programa do curso têm grandes chances de não serem atingidos.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.