Educação a Distância no Ensino Superior

MARCOS CHAGAS MOTA, JOSÉ DIENER FEITOSA MARQUES SEGUNDO

Resumo


Os avanços tecnológicos possibilitaram uma maior comunicação entre as pessoas, e consequentemente, o fortalecimento e expansão da modalidade de ensino à distância. Muitas Universidades no Brasil e no mundo estão adotando essa nova modalidade nos seus cursos de graduação e pós-graduação, como por exemplo, a Open University da Inglaterra, Universidade Nacional à Distância da Espanha, Universidade Aberta do Brasil (Ministério da Educação), como também muitas instituições privadas. Essa nova modalidade de ensino vem a democratizar o ensino e possibilitar a inclusão de muitas pessoas que antes não tinham acesso a cursos de nível superior, pelo fato de a maioria das instituições de ensino superior estar localizadas em grandes centros. Porém, essa nova forma de aprender e ensinar ainda são vista por muitos com preconceito que duvidam da efetividade da aprendizagem fora da sala de aula física. Este artigo tem o objetivo de entender melhor como se dá o processo de ensino e aprendizagem em educação à distância, como também verificar a qualidade do serviço oferecido. Para isso fez-se uma pesquisa bibliográfica fundamentada em autores como Moran (1994), Belloni (2008), Haguanauer (2013), Medeiros & Faria (2003), entre outros e uma entrevista com um aluno matriculado em um curso universitário de graduação à distância de uma Universidade pública. Os comentários dos autores estudados foram de encontro com a opinião do pesquisado. Verificou-se que o ensino a distância é muito válido e contribui muito com o conhecimento dos alunos que estão matriculados em seus cursos, comprovando a qualidade do ensino e aprendizagem dessa modalidade.


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