O PAPEL DO TUTOR NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA SAÚDE

FRANCISCA BERTILIA CHAVES COSTA, Milena Marcintha Alves Braz, Márcio Luiz Carlos de Morais, Ana Maria Fontenelle Catrib

Resumo


Este estudo encontra-se dentro do cenário das transformações e dos avanços da educação brasileira, com ênfase na Educação a Distância (EaD), de forma específica, na figura do tutor. Este, por constituir-se um elo de ligação entre os discentes e docentes, torna-se elemento essencial para o sucesso da EaD. Deve-se ter ciência e compreensão acerca da importância de sua função. Existem diretrizes para a atuação deste profissional, contudo não há um padrão a ser seguido por todas as Instituições de ensino. Objetivou-se comparar a função dos tutores de dois cursos de pós-graduação em Gestão da Saúde do Estado do Ceará. Além disso, destacar o papel do tutor em cada instituição de ensino pesquisada, identificando semelhanças e diferenças dessa atuação. A pesquisa foi exploratória e documental, realizada em setembro de 2015, por meio de fonte de dados secundários. Identificou-se a existência de um quantitativo acentuado de semelhanças, assim como de diferenças. Entretanto, compreende-se que cada instituição busca por adequar as competências da tutoria, seja a distância ou presencial, de acordo com sua necessidade. Espera-se com este trabalho, de alguma forma, contribuir com melhorias para a prática assistencial de tutores envolvidos com cada Instituição de Ensino Superior, diante da atuação deste no processo de ensino e aprendizagem na Educação a Distância. E, assim, incentivar a execução do trabalho deste profissional de forma satisfatória.

 


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.