UNIAFRO E A EAD: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NUM ESTADO DO NORTE DO BRASIL

CLAUDIONOR RENATO DA SILVA

Resumo


UNIAFRO é um curso de especialização EaD, promovido e gestado pela Diretoria de Tecnologias Educacionais de uma Universidade do norte do Brasil, em parceria com a SECADI. A problemática desta pesquisa busca respostas quanto ao modo, os desafios e planejamentos que um curso de especialização em EaD apresenta e executa, visando formação continuada, atendendo a uma demanda muito expressiva de professores da educação básica, que em sua maioria atuam nas áreas rurais e, portanto, não somente afastadas dos centros urbanos, mas também dos Polos EaD desta Universidade, bem como de seus multi câmpus. No âmbito também dos modos, desafios e planejamentos, a pesquisa dá respostas à problemática do movimento entre o virtual e a intervenção na realidade, por meio da pesquisa em sala de aula gerando produção de conhecimento na temática étnicorracial, efetivadas na metodologia PIL (Projeto de Intervenção Local). O objetivo é o de demonstrar como o curso UNIAFRO cumpre com a proposta EaD que foca o ensino-aprendizagem aberto, flexível e a distância, tornando-se uma estratégia de formação que reduz as distâncias e permite um curso de qualidade. O método utilizado é o bibliográfico, em que, no site do SIMEC e na Plataforma Moodle da Universidade são acessadas informações que atendem à problemática da pesquisa e indicam os resultados eficazes relativos ao acesso na formação em pós-graduação lato sensu de professores da educação básica; indicam também, a certificação de que a estratégia da EaD, nestes cursos, atende as demandas professorais deste estado e que o foco na pesquisa pelos PIL trazem muitas expectativas quanto à qualidade e ao volume da produção de conhecimento a ser gerado, tendo em vista o perfil dos cursistas, em seus envolvimentos na temática étnicorracial, como professores e integrantes dos movimentos sociais negros.


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