TECNOLOGIA E TUTORIA: APRIMORANDO O PROCESSO DE TRABALHO ATRAVÉS DOS RELATÓRIOS DE DESEMPENHO

Rita de Cássia dos Santos Nunes Lisboa, Márcia Maria Pereira Rendeiro

Resumo


Para esta pesquisa foi realizado um recorte, baseando-se nas informações extraídas do módulo Atenção Primária à Saúde e Estratégia de Saúde da Família, do Curso de Especialização Saúde da Família_Espírito Santo_Turma 3, no que refere a gestão de acompanhamento de desempenho de relatórios. Dessa forma, o objetivo foi apresentar uma gestão apropriando-se das ferramentas do Moodle de forma a contribuir para os tutores com formas diversificadas de análise de conclusão e acesso de atividades pelos alunos através do recurso Relatórios (Logs, Andamento do Curso e Participação do Curso). Diante desse contexto, a metodologia utilizada foi denominada como pesquisa- ação, de natureza aplicada com a proposta de gerar conhecimentos específicos de navegabilidade e acessibilidade nas ferramentas apresentadas, no que concerne a especificar formas otimizadas de acompanhamento do aluno. A pesquisa também é exploratória no sentido em que se pretende encontrar os elementos necessários que permitam alcançar os resultados almejados, na melhoria de uma gestão, no que se refere à difundir o conhecimento de usabilidade da ferramenta. Por conseguinte, apresentando um trabalho quali-qualitativo para mensurar os resultados obtidos. A pesquisa foi aplicada no módulo APS, analisou um quadro com 222 alunos em oito grupos, 8 tutores (5 grupos da enfermagem, 1 grupo da medicina e 2 grupos da odontologia). Após a análise, verificou-se que através da ferramenta Relatórios que se encontra disponível no bloco Administração o instrumento analisado é facilitador para o tutor no acompanhamento de seus alunos no curso, bem como, uma ferramenta de gestão que auxilia no mapeamento de ações dentro do ambiente virtual de aprendizagem. Assim, apresentando, novas formas de navegabilidade que podem proporcionar maior visibilidade de gestão para todos os sujeitos envolvidos neste curso, como coordenadores, supervisores e tutores.

Palavras-Chaves: Tutor, Educação a Distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem

For this research was made a excerpt, based on information extracted from the module Primary Health Care and Family Health Strategy, of the Family Health Specialization Course Espírito Santo_Turma 3, which refers to reports of performance monitoring management. Thus, the goal was to present a management appropriating Moodle tools to contribute to the tutors with different forms of analysis of completion and student access to activities by using the Reports resource (Logs, Course Progress and CourseParticipation). In this context, the methodology used was named as action-research, applied with the proposal to generate specific knowledge of navigability and accessibility in the presented tools, with respect to specify optimized forms of student monitoring. The research is also exploratory in the sense that it is intended to find the necessary elements to achieve the desired results, in a management improvement, in relation to spreading the usability knowledge of the tool. Therefore, with a qualitative and qualitative work to measure the results. The survey was conducted in the APS module and examined a picture with 222 students in eight groups, 8 tutors (5 nursing groups, one group of medicine and 2 dentistry groups). After the analysis, it was found that with the Reports tool that is available in the Administration block the analyzed instrument is facilitator for the tutor in monitoring their students in the course, as well as a management tool that assists in mapping actions within the virtual learning environment. Thus, presenting new forms of navigation that can provide greater management visibility for all the subjects involved in this course, such as coordinators, supervisors and tutors

Key Words : Teacher, Distance Education, Virtual Learning Environment


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.