CRIANDO NOVOS PERCURSOS FORMATIVOS: PARA ALÉM DA EAD

Judilma Silva, ADRIANA BRUNO, Lucia Schuchter, Ana Carolina Mattos

Resumo


Resumo:

O presente texto apresenta uma vivência de planejamento, desenvolvimento e implantação de um ambiente online a partir da ideia de Percursos online múltiplos abertos e rizomáticos (POMAR), idealizado pelo Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Rede (GRUPAR), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os POMAR, que se organizam em temáticas sem padrões pré-definidos, são espaços que se caracterizam pela abertura total, pela colaboração e pela autonomia dos usuários. E assim, possibilitam a criação de itinerários formativos, promovendo trajetos singulares e únicos, de acordo com o interesse e as inquietações dos frequentadores. Tal processo se dá pelas interações dialógicas, cocriações e redes rizomáticas (BRUNO, 2010, 2012) que se tecem por meio da imersão nesta experiência formativa. Os autores (PETERS, 2004; SANTOS, 2011; AMIEL, 2011; BRUNO, 2015) fundamentam esta proposta e apontam a Educação Aberta e os Recursos Educacionais Abertos - necessários para viabilidade desta experiência - como movimentos permeados pela cibercultura. Este estudo infere que novas formas de ensino e de aprendizagem por meio da partilha, da construção colaborativa e da abertura no acesso poderão ser vivenciadas e potencializadas através de um POMAR, enquanto espaço de formação, de debate, de crítica e de constante construção.

Palavras-chave: Percursos Online; Múltiplos; Educação Aberta; Rizomas

 


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