PRÁTICAS DIÁLOGICAS E EMANCIPADORAS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE

Magalis Bésser Dorneles Schneider

Resumo


As instituições de educação superior têm investido no uso das Tecnologias da informação e Comunicação (TIC) e na educação à distância (EAD) como uma maneira de inclusão social e cidadania. Este artigo tem o objetivo analisar as possibilidades de práticas dialógicas e emancipadora no processo pedagógico de um curso de formação em educação à distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. A questão norteadora é saber: Se é possível promover um curso a distância com possibilidades de práticas pedagógicas dialógicas e emancipadoras? O curso pesquisado teve três etapas, primeira com uma abordagem teórica referente à docência online e princípios norteadores do planejamento em EAD. A segunda articulou-se a teoria com a prática e o uso das ferramentas da plataforma moodle. E a terceira aconteceu o planejamento e elaboração, pelos próprios cursistas, de ações multiplicadoras com minicursos, cursos e disciplinas nas áreas de conhecimento como agrárias, biologia, saúde, exatas e humanas. Constatou-se que com a idealização dessas ações surgiram práticas pedagógicas dialógicas na perspectiva crítico-transformadora e emancipadora, uma vez que os alunos planejaram e estruturaram disciplinas, cursos e minicursos, relacionando teoria e prática, ação e reflexão, interação e participação.


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