A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Daniela de Oliveira Pereira

Resumo


Este artigo tem como tema as políticas públicas de formação continuada de professores por meio da Educação a Distância – EAD e traz a seguinte questão: como as políticas de EAD se constituíram historicamente no Brasil e são implementadas na formação de educadores? Tem-se por objetivo analisar como a modalidade de EAD se inseriu, a partir da Lei de Diretrizes e Bases – LDB de 1996, nas políticas de formação continuada, especialmente nos Planos Nacionais de Educação. A relevância desse trabalho reside no fato de que o desenvolvimento e o uso das tecnologias de informação e comunicação – TIC perpassam o cotidiano, a formação e o trabalho dos sujeitos e as mudanças no sistema produtivo demandam que a educação, por meio de políticas públicas, capacite os indivíduos para que dominem as inovações tecnológicas. Para alcançar o objetivo, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, qualitativa e de caráter exploratório, com base em autores como Dourado (2008), Belloni (2003), Nogueira (2011), Arruda e Arruda (2015), Costa e Zanatta (2010), Pretto e Riccio (2010), dentre outros. Como conclusão, o estudo aponta que as mudanças no sistema produtivo mundial influenciaram fortemente as políticas públicas, resultando em reformas para atender a demanda de profissionais, inclusive na educação. Embora a LDB e legislações posteriores tenham regulamentado a EAD como modalidade de ensino, a formação continuada, apesar de indiscutíveis benefícios, precisa ser observada com cautela.

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