FORMAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA NA MODALIDADE EAD: O ENSINO DE LIBRAS E CULTURA SURDA

Gabriele Vieira Neves, Fabrício Mähler Ramos, Saulo Zulmar Vieira, Ana Paula Jung

Resumo


O presente estudo tem como objetivo refletir sobre a possibilidade de uso dos recursos tecnológicos e pedagógicos da modalidade EaD na oferta de cursos de capacitação na área de Libras e Cultura Surda para servidores públicos federais. Utilizou-se como contexto de análise da aplicabilidade da modalidade EaD no ensino de Libras o curso ofertado pelo Campus Palhoça Bilíngue do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), intitulado “Introdução à Libras e à Cultura Surda”. Inicialmente foi explicitado o contexto de produção e implementação do curso de Libras EaD com uma breve descrição das características da instituição proponente e da legislação que subsidiou a construção da proposta do curso. Em seguida, apresentou-se a discussão teórico-metodológica que sustenta a proposta pedagógica do curso e as estratégias utilizadas para ensinar Libras, tendo como base os constructos teóricos de três campos de saber: os Estudos Surdos, os estudos sobre o ensino de segunda língua (L2) e os fundamentos da educação a distância. Por fim, no item 4, discutiu-se os desafios metodológicos enfrentados na operacionalização do curso e os resultados obtidos em termos aprendizagem dos estudantes. Como possíveis resultados apontou-se que, o final do processo, ficou clara a viabilidade da oferta de cursos de Libras e Cultura Surda na modalidade EaD para melhorar a qualidade do atendimento aos estudantes e servidores públicos do IFSC. Também se constatou que a abordagem comunicativa mostrou-se como a alternativa mais eficiente pois, além de dar conta do ensino da língua focalizado nas necessidades comunicativas do cotidiano dos servidores públicos do IFSC, possibilitou a desconstrução de esteriótipos e mitos sobre as línguas de sinais e a Culturas Surda.

 


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