TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - UMA EXPERIÊNCIA NO IFSUL

Fabiana Celente Montiel, Danièlle Andrade

Resumo


Este trabalho relata a experiência da utilização das tecnologias de informação e comunicação nas aulas regulares de Educação Física do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – Câmpus Pelotas. A proposta apresentada para os alunos tinha como objetivos: produzir um vídeo informativo de no máximo dois minutos a partir da temática apresentada que estava relacionada ao programa de atividade física e saúde da disciplina; compartilhar no grupo da turma no facebook; realizar pelo menos dois comentários qualificados em outros dois vídeos diferentes; interagir com os colegas que realizassem comentários no seu vídeo. O trabalho foi desenvolvido em duplas nas turmas de quarto, quinto e sexto semestre dos cursos Técnico Integrado. A professora apresentou a proposta para a turma, a temática a ser explorada, os objetivos, cronograma e critérios de avaliação. Ao todo foram produzidos 41 vídeos, os quais foram avaliados segundo critérios previamente apresentados. Como avaliação geral os alunos tiveram a preocupação de produzir vídeos que prendessem a atenção de quem estava assistindo, com músicas relacionadas ao tema, com imagens e frases informativas. O debate ficou um pouco prejudicado, pois os vídeos foram compartilhados muito ao final do semestre, onde os alunos encontram-se atarefados com trabalhos e provas das demais disciplinas, mas sempre que havia um comentário em algum vídeo, os responsáveis pelo mesmo davam um retorno ao que havia sido publicado. A utilização de tecnologias de informação e comunicação nas aulas de Educação Física contribuem para aproximar os alunos, promovem a discussão, reflexão bem como auxiliam no desenvolvimento de diferentes temáticas que envolvem a área, tornando-se um recurso inovador e significativo no sentido da formação integral dos alunos.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.