MEDIAÇÃO DE AUTORIAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO E APRENDIZAGENS

Marlene Dutra

Resumo


Este artigo trata dos processos de mediação de autorias, tendo como foco o ensino-aprendizagem on-line em Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagens. Procura identificar e analisar condições que promovam uma mediação interativa comprometida com a produção de conhecimento como prática social, a qual favoreça os encontros e os desencontros promovidos nesses espaços de múltiplas aprendizagens que ocorrem através dos diálogos, ruídos, tempestades de informações e silêncios provenientes das relações humanas no ciberespaço, os quais demonstram as contradições e as dinâmicas do processo de ensino-aprendizagem intencional, sistematizado, interativo e autônomo. Tendo a etnopesquisa como política de investigação, a pesquisa participada como melhor instrumento para abordar a construção de sentidos e a etnometodologia como abordagem para análise das mediações de autorias nos Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagens, desenvolvemos um curso de extensão no ambiente virtual moodle para professores e pesquisadores interessados em conhecer e refletir acerca da constituição de uma comunidade virtual de aprendizagem. Neste locus fértil de pesquisa, passamos a compreender a auto-eco-organização do ambiente virtual e o sentimento de pertença como fundamentais para que os autores-atores criem e recriem seus dispositivos aprendentes para dar sentido ao design educacional proposto.

Palavras-chave: Mediação de Autorias – Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem – Design Educacional– Silêncio Virtual


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