PROCESSOS EDUCACIONAIS A DISTÂNCIA: A ARTICULAÇÃO ENTRE OS ENSINOS PRESENCIAL E ONLINE

Júlio César dos Santos, Renata Luiza da Costa

Resumo


Este texto apresenta reflexões articuladas entre os temas tratados no Seminário Internacional de Educação a Distância, realizado em Campinas-SP, em 17 e 18 de março de 2016, e pesquisas sobre processos educacionais desenvolvidos a distância realizados pelos autores. A partir das palestras proferidas e de outros estudos que tratam da importância das práticas socioculturais (LIBÂNEO, 2006, 2011; DAVYDOV, 1988; VYGOTSKY e LURIA, 2007; MARTÍN BARBERO, 2002; LENOIR, 2014) para o desenvolvimento humano, foi possível explicar sobre a cultura digital como parte da cultura humana, seu papel no desenvolvimento dos estudantes, suas relações com processos de institucionalização de cursos a distância e o desenvolvimento da modalidade a distância na esfera político-institucional das instituições. Nesse sentido, as pesquisas mostram que é relevante avaliar, institucionalmente, como estão inseridos os processos tecnológicos dentro de cada escola de modo a observar se estão contribuindo para a apropriação da cultural digital. Além disso, observou-se uma tendência nos estudos para um ensino híbrido entre presencial e online, e, também, a necessidade de buscar, junto ao governo brasileiro, mudança de olhar sobre como podem ser organizados processos educacionais a distância dentro da perspectiva de parte da cultura humana.


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