A tutoria no Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro: limites e possibilidades

Marcos Felipe Medeiros de Souza

Resumo


O objetivo desse trabalho é analisar a influência das tutorias presenciais e a distância disponibilizadas nos cursos ofertados pelo Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro – CEDERJ, sobre o desempenho dos alunos inscritos nas disciplinas Introdução às Ciências Físicas I (ICF I), Introdução às Ciências Físicas II (ICF II) e Probabilidade e Estatística (Prob. Est.) que compõem os cursos de graduação em licenciatura plena em física e matemática na modalidade de Educação à Distância (EaD). No entanto, para fins dessa pesquisa foram considerados os dados referentes ao curso de licenciatura em matemática do Polo de Saquarema-RJ. Foram comparados os dados referentes ao percentual de frequência nas tutorias presenciais e o número de acesso à plataforma do CEDERJ, com o rendimento dos alunos matriculados nas disciplinas, considerando como rendimento o desempenho nas avaliações à distância (ADs) e nas avaliações presenciais (APs). Para que fosse possível atribuir o bom rendimento dos alunos ao maior uso dos recursos pedagógicos disponibilizados pela instituição, foi necessário estabelecer o perfil socioeconômico do aluno ingressante, destacando o tipo de instituição de origem – pública ou privada, as faixas etárias e formas de ingresso.  Estabelecido o perfil, foi analisada a relação entre o uso das ferramentas disponibilizadas pelo CEDERJ e o rendimento dos alunos. Analisando os dados obtidos, é possível verificar uma tendência à melhora na nota dos alunos, tanto os que freqüentam a tutoria presencial e à distância, quanto os que apresentam um maior número de acessos à plataforma. Com o trabalho, foi possível verificar diversos limites enfrentados por essa modalidade de ensino proposta pelo CEDERJ.

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