APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR: A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

MARILIA BRATTI

Resumo


Este artigo sobre a formação do educador é fruto de um estudo apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura (stricto sensu) da Universidade Presbiteriana Mackenzie no ano de 2015, que amparou-se nos princípios da pesquisa de abordagem qualitativa de cunho analítico-descritivo, no referencial teórico e na contribuição de dez docentes com significativo tempo de experiência no ensino superior e que desenvolviam sua prática pedagógica a partir da incorporação das tecnologias digitais. Este artigo apresenta uma parte das considerações a que se chegou ao se concluir a tese. No entanto tal recorte, intencional, não deixa de abordar a problemática que ora se impõe ao docente, de efetuar a incorporação das tecnologias digitais em sua prática pedagógica superando o caráter tecnicista dessa ação. Os docentes entrevistados responderam um questionário semiestruturado onde demonstraram a compreensão a respeito das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e sua contribuição para o ensino superior, bem como desvelou-se como se deu o primeiro contato com as tecnologias digitais e a aprendizagem com relação ao seu uso. Com os elementos coletados nas entrevistas dos docentes aliados ao referencial teórico foi possível construir a seguinte consideração: o processo de incorporação das tecnologias digitais na prática pedagógica não se constitui numa garantia de melhoria na qualidade da prática docente. Somente dar-se-á uma incorporação efetiva das tecnologias digitais quando os docentes se assumirem como protagonistas de sua prática, que possuem a responsabilidade e o compromisso permanente com processos de formação profissional e quando as políticas públicas educacionais considerarem que o trabalho docente se desenvolve para além da esfera de executor de planos e programas planejados alheios a sua participação.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.