Ambientes Virtuais de Aprendizagem e suas possibilidades no ensino fundamental, um estudo de caso

Lucy Gabrielli Bonifácio da Silva

Resumo


Considerando os desafios encontrados na educação presencial regular frente às configurações histórico-culturais da atual sociedade da informação, e ainda corroborando com as experiências bem sucedidas de educação híbrida, o presente trabalho versa sobre as possibilidades do uso de ambientes virtuais de aprendizagem – AVA no ensino fundamental presencial, por meio da análise do estudo de caso da escola municipal da rede pública de São Paulo, EMEF Professor Quirino Carneiro Rennó. Com o estudo foi possível analisar os potenciais do ambiente virtual de aprendizagem Moodle para alunos da educação básica na medida em que se observou como as múltiplas ferramentas disponíveis nos ambientes virtuais de aprendizagem podem se caracterizar como recursos importantes na mediação pedagógica, se configurando como uma aproximação entre a educação presencial e as tecnologias da informação e da comunicação, agregando a experiência bem sucedida dos AVA na educação a distância às necessidades de iniciativas inovadoras na educação básica presencial. Para tal, utilizou-se a análise do perfil do docente implementador da proposta, a observação do AVA Moodle caracterizado de acordo com as necessidades da unidade educacional, a participação dos alunos, e ainda as estratégias de mediação e incentivo utilizadas pela referida escola. Observou-se ainda que o princípio da aprendizagem colaborativa, presente nos ambientes virtuais de aprendizagem, pode ser um ponto relevante para a escolha do uso dessa ferramenta mesmo com alunos mais jovens.

 


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