O ENSINO DE HISTÓRIA NA PALMA DA MÃO: O WHATSAPP COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA ALEM DA SALA DE AULA

CRISTIANO GOMES LOPES

Resumo


O século XXI nos apresenta um constante crescimento e avanços no campo das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), que tiveram e têm desdobramentos em todas as esferas da vida humana, inclusive no âmbito educacional, na medida em que a informação, após sua seleção, interpretação e entendimento, tende a se transformar em conhecimento. Esta trabalho aborda e destaca a importância dos usos das TDIC como ferramentas de ensino da disciplina de História, enfatizando especificamente o uso pedagógico dos grupos formados dentro da plataforma do aplicativo para dispositivos móveis chamado WhatsApp, fazendo desse ambiente virtual uma extensão da sala de aula, devido ao seu potencial em ser utilizado como um espaço de aprendizagem móvel, ubíqua e colaborativa, que pode vir a facilitar e aprimorar o ensino de História, seja no interior ou fora do ambiente escolar. O objetivo desta pesquisa é estimular a aprendizagem histórica, pelo viés da mobilidade, ubiquidade e da colaboração, subsidiadas pelo uso dos grupos do WhatsApp. Para tanto, foi necessária à verificação da importância do uso do aplicativo como ferramenta e ambiente que pode promover o ensino e a aprendizagem histórica de forma colaborativa. Através do método da pesquisa-ação, analisamos e intervimos de forma a observar, estimular e mediar grupos criados em uma turma do ensino médio, onde foi constatado que de fato esses grupos do WhatsApp oferecem condições de funcionarem como extensão da sala de aula, identificando ainda que a relação professor/aluno foi melhorada e o rendimento escolar assim como aprendizagem histórica tiveram aumentou de forma considerável.

Palavras-Chave: WhatsApp; Redes Sociais On-line; Aprendizagem Móvel; Aprendizagem Histórica; Aprendizagem Colaborativa.



Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.