UM CAMINHO PARA MELHORIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA: MATEM@TICA NA PR@TICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

José Antonio Salvador, Paulo Antonio Silvani Caetano, Roberto Ribeiro Paterlini

Resumo


Neste trabalho discutiremos uma proposta alternativa para melhoria do ensino de matemática no Ensino Básico que estamos vivenciando. Inicialmente verificamos que a maioria dos professores de matemática ministram aulas tradicionais como nas décadas precedentes e, com isso em mente, questionamos: o que fazer para sairmos dessa situação? Os problemas da educação são muitos, mas podemos contribuir para sua melhoria. Após elaborar vários projetos de educação continuada presenciais com professores do Ensino Básico procurando sempre explorar situações alternativas de ensino, centradas no aluno, culminamos com o Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio - Matem@tica na Pr@tica na modalidade a distância. Assim, atingimos um número maior de professores oferecendo a eles flexibilidade nos horários para a realização das atividades propostas de modo que ele pudessem exercitar e em seguida planejar, desenvolver e aplicar aulas inéditas em suas classes. Incentivamos a produção de atividades matemáticas diferenciadas que pudessem encantar e motivar os alunos do ensino básico levando-os a alcançar o desejável aprendizado. Resultados preliminares mostram que o professor cursista é capaz de ser agente de sua própria prática e exercer atividades alternativas ao currículo tradicional. Porém é preciso orientá-los a fazerem as atividades antes de aplicá-las em suas turmas, pois a maioria deles não foi preparada para isso nos cursos de licenciatura.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.