OS RECURSOS DIGITAIS EDUCACIONAIS COMO FERRAMENTAS DE APOIO NO CURSO DE PEDAGOGIA - VERSÃO EAD DA UFRPE

Juliana da Silva Valença

Resumo


Juliana da Silva Valença (Bolsista de Iniciação Científica/ PIBIC, Unidade Acadêmica de Educação à Distância e Tecnologia, UFRPE- julianasvalenca@hotmail.com).

 

Zélia Maria Soares Jófili (Professora dos Programas de Pós-graduação em Ensino de Ciências e em Tecnologia e Gestão em EAD – UFRPE- jofili@gmail.com).

 

Marcos Alexandre de Melo Barros (Professor do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática – UFPE; Professor do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, Centro de Educação UFPE- marcos@marcosbarros.com.br).

 

 

Grupo Temático 4. Inovação em Educação e Tecnologias Digitais.

Subgrupo 4.1. Multidispositivos tecnológicos e múltiplas mídias para educação: custos, desenvolvimento e aplicações.

Resumo:

Os recursos digitais, utilizados para apoiar o aprendizado e contribuir para a apropriação efetiva do conhecimento, estão presentes tanto na modalidade à distância quanto na presencial. O presente trabalho é resultado de pesquisa sobre recursos digitais educacionais na educação à distância. Inicialmente foram apresentados os recursos mais conhecidos e descritas suas características e potenciais de aplicação. Em seguida, foram levantados junto a docentes e discentes do curso de pedagogia da UFRPE - versão EAD, os recursos digitais mais utilizados, as razões das preferências e possíveis dificuldades na sua utilização. A metodologia, de natureza qualitativa, utilizou pesquisa documental e de campo. Participaram da coleta de dados quatro (4) professores executores e vinte (20) estudantes que responderam questionários e foram entrevistados. Os dados analisados indicam que os recursos mais utilizados na plataforma são: fóruns, chatwiki (escrita colaborativa), ebooks e vídeos. A pouca diversidade parece decorrer de falta de familiaridade dos professores com os demais recursos, o que aponta para a necessidade de formações mais efetivas.

 

 


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.