Contribuições do construtivismo nas práticas de EAD

Deise Bento de Oliveira Guimarães

Resumo


Este artigo propõe uma análise das práticas de interação virtual nos ambientes virtuais de aprendizagens que ocorrem na educação a distância. Fará também uma análise da Teoria Construtivista presente nesta modalidade de educação e como os alunos conseguem obter êxito ao utilizar as plataformas para estudar, interagir e conectar-se com os colegas. O estudo também pretende mostrar que com o avanço da tecnologia, consequentemente mais pessoas estão conectadas a internet em qualquer lugar, principalmente através de equipamentos móveis, como tablets e celulares, fato este que facilita não somente o acesso a informação, mas também o estreitamento das relações que ora na EAD parecia distante. Através de pesquisas bibliográficas, constatou-se que apesar de ainda hoje haver certa evasão dos cursos em EAD, pode-se afirmar que a maioria dos estudantes conseguem concluir seus cursos e que o fator desmotivante não é a questão da interação ou participação e acompanhamento das atividades nas plataformas e sim de cunho pessoal. Outro fator surpreendente também está no fato da má administração do tempo do aluno, pois ainda há o mito de que estudar na modalidade a distância é “tarefa fácil”. Por este motivo então, muitos alunos se perdem, não conseguem se organizar em seus estudos, fato que gera a evasão. Este trabalho fará também uma análise do panorama de crescimento da EAD no Brasil, seus impactos e como os alunos constroem e reconstroem o conhecimento através dos recursos tecnológicos existentes. Visando então, comprovar que sendo o construtivismo a base para as práticas de interação virtual, resta aos alunos encontrar maneiras de conseguir fazer um planejamento da sua dedicação e organização pessoal a fim de atingir seu objetivo.

Palavras-chave: interação, conhecimento, educação a distância.


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